A história da marca começou com Rusty Preisendorfer, um apaixonado pelo surfe e seu estilo de vida, que fabricava pranchas desde 1969, quando tinha apenas 16 anos de idade. Durante seus primeiros trabalhos em uma fábrica de pranchas, seu trabalho começou a ganhar reputação, Shaun Tomson, campeão mundial em 1978. Até meados da década de 80, ele fornecia pranchas para os melhores surfistas do mundo, como Tom Carol, Peter Towned, Cheyne Horan e Barton Linch. Dado o sucesso das suas pranchas resolveu criar sua própria empresa, foi então, que em 1985 fundou a RUSTY SURFBOARDS na cidade de San Diego.
A marca rapidamente se fortaleceu no cenário do surfe, e consequentemente ampliou seu conceito e qualidade para outros produtos com o lançamento de camisetas e dos famosos boardshorts. Aliando alta tecnologia, moda, cultura, comportamento, estilo e atitude, a RUSTY se tornava cada vez mais popular. Além disto foi uma das primeiras marcas a transcender o surf e apoiar atletas de outros esportes como skate e snowboard, Também investiu nos então jovens atletas do surf e hoje lendas do esporte: Todd Chesser, Kalani Robb, Shane Beschen, Dino Andino, Matt Archbold, Pat O’Connell, Taylor Knox e Chris Ward.
A marca ganhou ainda mais reconhecimento internacional em junho de 1994, quando o filme longa metragem Endless Summer II chegou aos cinemas do mundo inteiro tendo como protagonista Pat O’Connell, que usava exclusivamente pranchas e roupas da californiana RUSTY.
Não demorou para a Rusty se tornar objeto de desejo dos surfistas e amantes do esporte no mundo todo, o que carrega até hoje, olhando sempre para as tendências e trazendo inovação aos seus produtos sem perder a essência da história da marca.