A New Balance surgiu em 1906, em Boston, quando o inglês William J. Riley, começou a fabricar palmilhas ortopédicas e outros acessórios, com o objetivo de obter mais conforto aos calçados da época. Após alguns anos, desenvolveu uma parceria com Arthur Hall. Juntos passaram a desenvolver seus primeiros calçados, visando pessoas que passavam muitas horas em pé durante o dia, como policiais, garçons...
E assim a marca foi ganhando cada vez mais reconhecimento, inclusive de atletas e esportistas. E vendo essa demanda do mercado, a New Balance foi desenvolvendo e aprimorando seus produtos para este segmento, sem perder sua essência: o conforto. Exemplo disto foi o modelo NB 320, que foi utilizado por Tom Fleming, vencedor da maratona de Boston em 1975. O tênis logo foi considerado o melhor no ranking mundial dos melhores calçados para corredores. A partir dali, a marca desenvolveu diversos outros modelos, como os femininos e os direcionados para a prática de esportes ao ar livre.
Um destes consumidores mais emblemáticos e que sempre amou os produtos da New Balance de forma orgânica, sem ser baseado em patrocínios (até porque a marca é contra investir grandes quantidades em propagandas ou em pessoas para impulsionarem seus produtos) foi Steve Jobs. Uma das mentes mais brilhantes do fundo sempre estava usando os modelos da NB com seu estilo mais básico mas com um diferencial causado pelos seus tênis.