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Tudo começou em 1973 quando o surfista Gordon Smith Merchant fundou, com a ajuda de sua mulher Rena, a BILLABONG na praia de Burleigh Heads em Queensland, localizada na bela e ensolarada Goald Coast, berço do surfe mundial.

Combinando sua paixão pelo surfe com trabalho árduo, Gordon desenhava boardshorts (as tradicionais bermudas de surfe) em sua casa de frente para o mar, fabricava-as na mesa de sua cozinha e as vendia através de pequenas lojas de surfe locais. Gordon e sua mulher desenvolveram sua própria técnica de costura (triplamente reforçada), tornando as peças mais duráveis e com boa relação custo-benefício. O nome da empresa foi inspirado na palavra aborígene “Billabong” que significa “um oásis”.

Surgia a mais clássica marca do surf mundial. Com o fornecimento de materiais de alta qualidade para todos os praticantes e amantes do esporte. Para fortalecer ainda mais este movimento, a marca sempre esteve envolvida com o patrocínio dos melhores surfistas e campeonatos. Dentre eles se destacam o lendário Andy Irons (três vezes campeão mundial, que morreu em 2010), Taj Burrows, Joel Parkinson (Parko) e Mark Occhilupo (campeão mundial em 1999).

Apesar da BILLABONG ser uma marca que nasceu pelas mãos de surfistas fazendo roupas para surfistas, acabou ultrapassando as fronteiras das praias e caindo no gosto da galera mais jovem. Ainda que continue sendo referência na moda praia, a marca é também referência de tribos urbanas.

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